Loading...

Serviços

ESPECIALIDADES

Optometria é uma ciência da área da saúde, reconhecida pela OMS ( Organização Mundial da Saúde), responsável pelos cuidados primários da saúde visual e ocular.

A palavra Optometria deriva etimologicamente do grego “optometron”, sendo esta decomposta em “opto”, que provém de “opsis” que significa visão e de “metron” que significa medição

O Optometrista é um profissional independente da área da saúde, não é um médico, nem substitui o oftalmologista, são duas especialidades que se complementam, com formação superior diferenciada, que está habilitado a examinar e avaliar o sentido da visão, sendo um especialista em diagnosticar e compensar, através de equipamentos específicos as alterações visuais, melhorando o desempenho visual dos pacientes.

O Optometrista está apto para realizar avaliações e correções do foro ocular. O exame de optometria é não evasivo sem recurso a qualquer tipo de medicação. Dedica-se sobretudo à medição da visão, ou seja, ao estudo refrativo (da graduação) em diferentes idades. Ainda, ao fabrico, investigação e aplicação de próteses oculares (óculos e lentes de contacto), bem como, ao desenvolvimento de tecnologias baseadas na luz para o estudo e compreensão em ciências da visão.

A origem da palavra Ortóptica, remonta ao Séc. VII, deriva do grego “ortho optikos” “ver direito”: ortho-direito, optikos-olhos, constituindo assim a primeira abordagem prática do tratamento do estrabismo.

O profissional que exerce Ortóptica – o Ortoptista, surgiu pela primeira vez em Inglaterra, na década de 30 do século passado, no Moorfield Eye Hospital.  O Ortoptista faz a refração sem ciclopegia (gotas), faz a avaliação , tratamento a nivel do uso de lentes de contacto e avaliação e tratamento de Ambliopia, Estrabismo, Problemas Acomodativos, visão binocular e Motricidade Ocular.

Um Oftalmologista é um médico especialista que, além do curso de medicina no campo das ciências médicas em geral, realizou uma preparação específica no âmbito da oftalmologia.

O oftalmologista é o profissional que estuda, diagnostica e trata dos olhos e suas doenças, acompanha o possível desenvolvimento de doenças verificando o bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.

O Oftalmologista pode fazer refração com ciclopegia (gotas inibidoras da acomodação e que provocam a dilatação da pupila) para prescrição de óculos /lentes de contacto, entre muitas outras situações do foro clinico, prescreve medicamentação para infeções, alergias e patologia ocular, retinopatia diabetica, degeneração macular, galucoma, tensão ocular elevada e estrabismo com indicação cirurgica.

SERVIÇOS

O sentido da visão possui um elevado significado social, representado um meio de comunicação fundamental para relação entre as pessoas e para atividade profissional.

A melhor forma de identificar a doença ocular/ visual e de prevenir a cegueira é através da deteção/ diagnóstico precoce.

O rastreio visual é fundamental para deteção precoce de muitas patologias.  Marque já o seu rastreio visual, cuide da sua saúde ocular.

O conceito de pressão intraocular ocular (PIO) representa a variação da pressão no interior do olho humano.

Profissionais de Oftalmologia, Ortóptica e Optometria têm no método de avaliação da PIO um procedimento de excelência clínica, sendo a pressão intraocular o fator de risco mais conhecido e estudado para a neuropatia ótica glaucomatosa.

No caso do paciente ter uma visão saudável, é aconselhável que a tensão ocular seja medida anualmente, de forma a despistar eventuais problemas oculares.

Se pelo contrário, tiver sido diagnosticado algum tipo de problema ocular, deverá fazer a medição da tensão ocular mensalmente.

O teste de cores de Ishihara é um teste utilizado para a detecção do daltonismo.

A nomenclatura do exame foi dada em homenagem ao Dr. Shinobu Ishihara (1879-1963), um professor da Universidade de Tóquio, que desenvolveu este tipo de teste no ano de 1917.

O exame é muito simples e consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles nas proximidades, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número ou uma forma que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão das cores sem alterações.

Nas óticas Fernando Oculista os cuidados pós venda são tão ou mais importantes que a própria venda, a manutenção dos óculos sejam de sol, graduados ou não é de vital importância para uma boa visão e conforto de utilização, os ajustes na armação, a higienização e a adaptação ao rosto realizada através da intervenção dos nossos experiente técnicos com apoio dos laboratórios especializados são o garante de um uso confortável. realizamos a manutenção, adaptação e conserto de qualquer tipo de óculos. Marque já a sua visita.

Procedemos, também, a substituição e ajuste de parafusos, ponteiras, plaquetes e outros materiais; reparação de armações, hastes e pontes….  para um correto conforto e qualidade de visão.

Nas Óticas Fernando oculista dispomos um laboratório com técnicos especializado prestando um serviço de excelência de adaptação, montagem e corte das lentes oftálmicas. O serviço de montagem e corte das lentes e prestado com garantia de qualidade e satisfação.

Produtos

Armações

Óculos de Sol

Lupas

Lentes de Contacto

Lentes
Progressivas

Lentes
Multifocais

Lentes
Ocupacionais

Lentes para controle da Miopia

Lentes
Unifociais

Produtos de manutenção
para Lentes

Óculos para
desporto

Aparelhos de
precisão

A história das lentes de contacto e a forma como elas melhoraram a nossa vida são assuntos fascinantes, uma vez que muitas pessoas têm problemas de visão. Cada vez mais pessoas estão a optar por lentes de contacto para conseguirem ver melhor em total liberdade de ação e um conforto a toda a prova

Os motivos para que cada vez mais pessoas usem lentes de contacto como complemento aos óculos são diversificados: desde o facto de terem um estilo de vida ativo, pratica desportiva e claro, até razões estéticas.

As lentes de contacto são pequenas lentes graduadas, usadas em “contacto” com o olho. São concebidas para corrigir erros refrativos e manter a saúde ocular inalterada. Flutuam na camada de película lacrimal na superfície da córnea.

Quando se prescreve lentes de contacto é preciso ter em conta vários factores, como a motivação do paciente, a presença ou não de do erro refractivo

As lentes fotocromácas são bastante uteis graças à tecnologia que lhes permite adaptar-se à lumusidade externa. Também são chamadas de oculos inteligentes porque permitem a transição para oulos de sol,( escurecem com enorme rapidez) sem ter de trocar de óculos.

Este tipo de lentes em virtude da sua composição química, têm a capacidade de se adaptar à lumosidade, aclarando ou escurecendo, em função da radiação ultravioleta do sol.

As moléculas da lente reagem se estiverem expostas a luz solar. A resposta será escurecer os óculos, a fim de proteger as estruturas oculares da exposição ao sol. Porém, quando a luz do sol diminuir, as lentes voltarão ao seu estado inicial, isto é, ficarão sem coloração

As lentes fotocromáticas podem ser adaptadas a qualquer tipo de óculos, não afetando o funcionamento dos mesmos. Aliás, podem representar muitas vantagens quando se trata de proteger a sua visão da radiação intensa e nociva

Estes tipos de lente já estão disponíveis no mercado há muito tempo, porém, as evoluções tecnológicas têm sido vertiginosas, a atual geração adapta-se muito melhor a todo o tipo de necessidades escurecendo e aclarando quase de forma instantânea

Se precisa de óculos monofociais, bifocais ou progressivos, pode adaptar lentes fotocromáticas, sem qualquer tipo de dificuldade

Num mundo onde a tecnologia e a comunicação digital ocupam grande parte do dia, é comum as pessoas passarem várias horas em frente a ecrãs digitais. Isso pode causar fadiga ocular e outros desconfortos que podem ser resolvidos com lentes especificas.

As lentes ocupacionais são feitas para quem passa grande parte do seu dia em frente a dispositivos digitais, seja porque a rotina de trabalho assim o exige ou simplesmente por entretenimento (gaming redes sociais.), esta exposição prolongada a ecrãs digitais traduz-se em fadiga ocular, dores de cabeça e até tonturas.

Estes tipos de lentes foram projetados apenas para leitura a distâncias próximas e intermédias. Portanto, são ideais para o trabalho de escritório, onde o o foco visual se concentra em distâncias curtas (40 cm) ou intermedias (até 150 cm), como o ecrã do computador.

Desta forma, os óculos com lentes ocupacionais permitem um postura mais natural e ergonomica, melhoram a postura, a saúde visual, como ainda reduzem dores de pescoço, ombros e costas, tornando o dia de trabalho mais saudavel.

As lentes progressivas ou multifocais são lentes com várias graduações integradas na superfície da lente “sem linhas” separadoras das diferentes potencias (ex: bifocais).

Os óculos com as novas gerações de lentes progressivas totalmente personalizadas às actividades lúdicas e profissionais do utilizador oferecem a solução de visão ideal para quem precisa de ver claramente a várias distâncias. As lentes progressivas são usadas para corrigir uma insuficiência visual denominada popularmente como “vista cansada”,isto é, a presbiopia.
A presbiopia geralmente associada à idade, começa com os primeiros sintomas, geralmente ligeiros a partir dos 40 anos de idade provoca uma necessidade de afastar o plano de leitura e torna mais difícil ver as coisas de perto, além de quaisquer outros erros de refração que o paciente possa ter (miopia, astigmatismo, etc.)

É necessário recolher o máximo de informações possíveis sobre os parâmetros visuais do utilizador. Deste modo o utilizador terá um maior conforto e relaxamento visual e uma visão praticamente natural

Uma lente monofocal é uma lente que apresenta o mesmo poder de correção em toda a superfície. Permite corrigir todas as perturbações oculares consideradas simples, tais como a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo. Normalmente para quem sofre de miopia os objetos mais afastados parecem desfocados, porque o olho míope foca as imagens antes da retina. A utilização das lentes monofocais vai permitir que veja os objetivos mais longe com uma maior nitidez. Se o seu caso for hipermetropia é o oposto, por regra as pessoas têm uma visão desfocada dos objetos mais próximos.

X