Loading...

Serviços

SERVIÇOS

O sentido da visão possui um elevado significado social, representado um meio de comunicação fundamental para relação entre as pessoas e para atividade profissional.

A melhor forma de identificar a doença ocular/ visual e de prevenir a cegueira é através da deteção/ diagnóstico precoce.

O rastreio visual é fundamental para deteção precoce de muitas patologias.  Marque já o seu rastreio visual, cuide da sua saúde ocular.

O teste de cores de Ishihara é um teste utilizado para a detecção do daltonismo.

A nomenclatura do exame foi dada em homenagem ao Dr. Shinobu Ishihara (1879-1963), um professor da Universidade de Tóquio, que desenvolveu este tipo de teste no ano de 1917.

O exame é muito simples e consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles nas proximidades, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número ou uma forma que somente será visível pelas pessoas que possuírem visão das cores sem alterações.

O conceito de pressão intraocular ocular (PIO) representa a variação da pressão no interior do olho humano.

Profissionais de Oftalmologia, Ortóptica e Optometria têm no método de avaliação da PIO um procedimento de excelência clínica, sendo a pressão intraocular o fator de risco mais conhecido e estudado para a neuropatia ótica glaucomatosa.

No caso do paciente ter uma visão saudável, é aconselhável que a tensão ocular seja medida anualmente, de forma a despistar eventuais problemas oculares.

Se pelo contrário, tiver sido diagnosticado algum tipo de problema ocular, deverá fazer a medição da tensão ocular mensalmente.

Os candidatos à emissão ou revalidação de carta de condução devem ser sujeitos às indagações adequadas para assegurar que têm uma acuidade visual compatível com a condução de veículos a motor. Se houver alguma razão para duvidar de que tenham uma visão adequada, os candidatos devem ser examinados por oftalmologista ou por técnico com competências específicas para o efeito, nomeadamente, Optometrista e Ortoptista.

A avaliação Oftalmológica para a revalidação da carta de condução engloba a verficação da Acuidade Visual, do campo Visual, da visão cromática, do encadeamento, da sembilidade ao contraste, da diplopia e de outras funções visuais que possam colocar em causa uma condução em segurança.

Para veículos das categorias A, A1, A2, AM, B, B1 e BE; é emitido ou revalidado o título de condução aos condutores que possuam uma acuidade visual binocular mínima de 5/10, com ou sem correção óptica.

Para veículos das categorias C, CE, C1, C1E, D, DE, D1 e D1E; é emitido ou revalidado o título de condução aos condutores que possuam uma acuidade visual mínima, com ou sem correção, de 8/10 no “melhor olho” e de 5/10 no “pior olho”. Se estes valores forem atingidos com correção óptica é necessário que a visão não corrigida atinja pelo menos 0,5/10 em cada um dos olhos.

A carta de condução não podem ser emitidas ou revalidadas a canditados ou condutores que sofram de diplopia, salvo em que o médico Oftalmologista ateste que a situação não põe em causa a capacidade do condutor para o exercicio de uma condução segura.

O que acontece se não revalidar a carta de condução nos prazos legais?
A revalidação deve ser requisitada nos 6 meses anteriores à caducidade, para não incorrer nas seguintes situações:

• Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária.
• Se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática.
• Se deixar passar mais do que 5 anos (até um limite de 10 anos) sem renovar a carta, terá de completar com aproveitamento um curso específico de formação e realizar um exame especial, composto por prova prática.

Um programa de exercícios visuais individualizados e monitorizado que pretende melhorar as capacidades visuais alteradas, de forma que extração e integração da informação visual seja mais eficiente.

A Terapia Visual Pode ser aplicada em Crianças, adultos e Jovens, mesmo que já utilizem óculos, pois o objetivo da terapia visual e tornar o sistema visual mais eficiente corrigindo alterações que os óculos por si só não corrigem. Permite estimular a acomodação (focagem), visão binocular (coordenação entre ambos os olhos) e movimentos oculares. A terapia visual trata a Ambliopia (olho preguiçoso), Estrabismo Intermitente/ constante, Insuficiência de Convergência (incapacidade de fixar ou manter a fixação binocular em objetos próximos), Excesso de acomodação (dificuldade em relaxar a acomodação), Disfunções da Motilidade ocular.

Nas óticas Fernando Oculista os cuidados pós venda são tão ou mais importantes que a própria venda, a manutenção dos óculos sejam de sol, graduados ou não é de vital importância para uma boa visão e conforto de utilização, os ajustes na armação, a higienização e a adaptação ao rosto realizada através da intervenção dos nossos experiente técnicos com apoio dos laboratórios especializados são o garante de um uso confortável. realizamos a manutenção, adaptação e conserto de qualquer tipo de óculos. Marque já a sua visita.

Procedemos, também, a substituição e ajuste de parafusos, ponteiras, plaquetes e outros materiais; reparação de armações, hastes e pontes….  para um correto conforto e qualidade de visão.

Nas Óticas Fernando oculista dispomos um laboratório com técnicos especializado prestando um serviço de excelência de adaptação, montagem e corte das lentes oftálmicas. O serviço de montagem e corte das lentes e prestado com garantia de qualidade e satisfação.

X